Histórico do Projeto

O presente projeto é uma parceria entre os cursos de Filosofia e Comunicação Social da UCDB, iniciada em em fevereiro de 2013 que compreende possuir, nessa integração, elementos aglutinadores comuns para o oferecimento de uma práxis: adotar o cinema como lugar de reflexão, análise e aprendizagem. Os subsídios teóricos que a permitem estão ancorados sobre duas bases: as investidas da Teoria Crítica desenvolvida pela Escola de Frankfurt e a compreensão do cinema como conceito-imagem de Deleuze e Julio Cabrera. Essa práxis, com efeito, tem por objetivos gerais solidificar a parceria interdisciplinar entre filosofia e comunicação com vistas à transdisciplinaridade, dar continuidade ao fomento na comunidade interna da UCDB da discussão entre Filosofia e Cinema, ampliar a participação do projeto em diversos níveis de reflexão e em outros espaços, e contribuir para divulgação do curso de Filosofia, ampliando, gradativamente, seu público alvo. Para tanto, o projeto conta com dois modos de atividades: capacitações e eventos. As capacitações procuram subsidiar teoricamente as análises de filmes e os eventos, que podem ser internos (UCDB) e externos (Le Parole), são os momentos em que o projeto oferece, efetivamente, sua contribuição reflexiva e analítica para a comunidade externa em geral.

JUSTIFICATIVA:

Essa proposta tem sua relevância em três aspectos fundamentais: filosófica, social e educacional.

Do ponto de vista filosófico, a proposta se sustenta na medida em que fomenta uma discussão, já conhecida em vários ambientes acadêmicos de todo o país, que é a relevância do cinema para os estudos filosóficos. “Filosofia e Cinema” é um estudo muito em voga na atualidade, sobretudo, pela interação que há entre as temáticas tratadas pela grande tela e a filosofia. Contudo, essa interação é pouco explorada pelo curso de graduação da UCDB, o que torna sua implantação uma necessidade. A perspectiva de construção desse projeto visa três áreas da filosofia que muito corroboram para a compreensão do quadro social contemporâneo: a) a fenomenologia, enquanto estudo da percepção e dos modos de ser da existência; b) a teoria crítica, enquanto estrutura analítica dos problemas sociais; e c) história dos problemas do pensamento, na medida em que expõe pedagogicamente a história da filosofia. Tais perspectivas permitem fazer a relação interdisciplinar entre Filosofia, Filosofia da Educação e Comunicação, atendendo aos pré-requisitos institucionais da constituição do próprio projeto.

Do ponto de vista social, o projeto procura, com abordagens fenomenológico-existenciais, crítico-sociais e histórico-ideológicas envolver e chamar para a co-responsabilidade, mediante as comunicações e os cafés filosóficos, os grupos sociais envolvidos nos projetos, i. é, os acadêmicos tanto de filosofia quanto de comunicação, bem como a comunidade externa, de modo a repensar o quadro humano e social contemporâneo. A reflexão da situação existencial, social e histórico-ideológica humana visa o maior comprometimento e a reconstrução do quadro social que se projeta para o futuro. Nesse sentido, o projeto se sustenta pela pretensão de intervir, mediante a reflexão, na autocompreensão da imagem humana que tem sido construída e reproduzida nas grandes telas alcançando, principalmente, as comunidades de menor poder de reflexão.


Do ponto de vista educacional, o projeto procura abarcar três frentes. A primeira diz respeito à popularização da filosofia para os âmbitos não acadêmicos. A construção teórica a partir do movimento (que é o cinema), parafraseando Cabrera, mostra uma face menos onerosa e mais acessível àqueles que não tiveram contato com os métodos analíticos da filosofia ou àqueles que sustentam uma atitude de incompreensão da Filosofia. Isso é o que pretende quando se propõe a produção dos pequenos vídeos de cunho filosófico, ou seja, estes podem de alguma forma mitigar algumas resistências à complexidade desta área do conhecimento. A segunda sustenta a necessidade constante de elaboração de materiais filosóficos e da área de comunicação, envolvendo tanto a reflexão escrita, visual e digitalizada. A digitalização dos materiais produzidos, bem como a produção de vídeos, contribui substancialmente para que a construção do conhecimento filosófico e a comunicação interajam de modo tal que favoreça a educação. A terceira, por fim, é recriar a didática do ensino de filosofia, no que tange a história dos problemas filosóficos, de modo a conceber a própria filosofia como algo pertencente à vida cotidiana. 

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