“Filosofia em Cena” é um Projeto de Extensão, ou seja, é um
“processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa
de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade
e sociedade” (Art. 3 do Regulamento
Institucional do Acadêmico Extensionista dos Programas dos e Projetos de
Extensão)
RESPONSÁVEIS
Prof. Me.Victor Hugo de Oliveira Marques
- Email: vicgo@bol.com.br
- Email: zanatta@ucdb.br
NATUREZA DO PROJETO
É um projeto de extensão e não
aulas. Isso significa que não há sistema de avaliação, não há notas, não há uma
grade curricular, nem reprova ou aprova. Entretanto, há uma obrigatoriedade de presença
e compromisso
com o grupo.
OBJETIVO
GERAL:
Ampliar o fomento, tanto na comunidade interna (UCDB) quanto na
comunidade externa (Livraria Le Parole), da discussão entre Filosofia e Cinema
mediante a parceria interdisciplinar entre filosofia e comunicação,
contribuindo, com efeito, para divulgação do curso de Filosofia na captação de
novos públicos-alvo.
ESPECÍFICOS:
·
Fomentar a discussão a
respeito da relação entre Filosofia e Cinema na comunidade interna da UCDB,
redescobrindo o cinema como um espaço de reflexão-análise-aprendizagem.
·
Solidificar a parceria
entre os cursos de Filosofia e Comunicação visando a compreensão
transdisciplinar.
·
Adaptar a didática de
ensino “História da Filosofia a partir de 40 filmes” como reconstrução da
própria didática filosófica, sobretudo, para o ensino médio.
·
Aprofundar e capacitar os
extensionistas nos temas da Teoria Crítica e Conceito-Imagem.
·
Constituir um núcleo
estruturante do projeto composto por acadêmicos extensionistas.
·
Consolidar a prática de
discussão pública de filmes na comunidade interna da UCDB.
·
Ampliar o projeto para
todos os cursos de Licenciaturas, Direito, Biologia, Psicologia e demais
interessados.
·
Ampliar o projeto a
partir de promoção de eventos externos como Cafés Filosóficos com discussões de
filmes.
·
Produzir artigos
científicos para publicação na área da Filosofia da Comunicação.
·
Produzir materiais
audiovisuais com auxílio técnico de
·
Movimentar e alimentar o
Blog do projeto com textos e matérias audiovisuais.
·
Utilizar os eventos
externos a serem promovidos pelo projeto como forma de divulgar o curso de
filosofia e atingir novos públicos para o curso.
METODOLOGIA
Quanto à metodologia, o projeto possui duas atividades: as capacitações e
os eventos.
Capacitações são encontros
regulares quinzenais entre professores e acadêmicos extensionistas na sala
A107 do Bloco A na UCDB visando o subsídio teórico. O método utilizado nas
capacitações pode ser assim sistematizado:
a) contato com os autores e levantamentos de teorias previstas no
calendário semestral mediante leitura prévia ou leitura orientada pelo
professor durante os encontros. Nessa atividade, é comum o uso do método de
“seminários”, onde cada grupo de acadêmico se responsabiliza pela leitura de um
livro, capítulo ou texto para discutir nos encontros.
b) reflexão e debate sobre a consolidação das teorias e dos conceitos
levantados feitos durante os encontros sob a orientação do professor. A
efetivação das teorias é feita mediante um “bate-papo”, onde cada acadêmico tem
a oportunidade de expor aquilo que compreendeu da teoria já discutida. Esse
bate-papo tem como moderador a figura do professor e um redator para anotar as
ideias centrais.
c) sessão de filme. Tendo em mente a teoria já debatida, o professor
apresenta uma lista de filmes estritamente relacionados com o tema para que o
grupo decida qual filme assistir para que essa teoria seja confrontada. Essa
sessão ocorre durante os próprios encontros de capacitação. Antes de se
assistir ao filme, apresenta-se a ficha técnica do filme e cada acadêmico
recebe uma ficha de análise do filme.
d) debate do filme. Com a orientação do professor, efetua-se um debate
sobre o filme em três perspectivas: I) impressões iniciais; II) reflexões
próprias; III) análise filosófica.
e) Sistematização do debate. O debate sobre o filme será sistematizado
por uma equipe de acadêmicos que ficará responsável por elaborar um texto,
publicar esse texto blog do projeto, gravar o debate, editar o vídeo e postar
no blog do projeto
f) preparação para os eventos. As discussões feitas nos encontros de
capacitação e armazenadas em textos, relatórios e no Blog subsidiarão
teoricamente para a escolha do tema que será debatido publicamente.
Os Eventos são de
duas ordens:
Os eventos internos são
os debates públicos de filmes que ocorrem a cada semestre como forma de
divulgar o trabalho do projeto para a comunidade acadêmica da UCDB. Eles são
programados no início ou no fim de cada semestre. Geralmente, no primeiro
semestre, ele é programado no início para fazer a abertura do projeto. No
segundo semestre, há variações, mas ele pode ocorrer tanto no início como no
fim do semestre. Os eventos internos ocorrem nos auditórios da UCDB, dependendo
da disponibilidade deles, e consistem essencialmente em debates públicos de
filmes, onde se apresenta, primeiramente, um filme anteriormente estudado pelo
grupo com posterior debate. O debate do filme é feito mediante o convite de
professores de diversas áreas da UCDB mediado por um professor e/ou acadêmico
do grupo. Esse evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.
Os
eventos externos é uma
proposta de ampliar o projeto para a comunidade externa. O projeto fechou uma
parceria com a Livraria Le Parole
de promover uma discussão aberta por mês. Esses debates podem seguir vários
modelos: apresentação de filme seguido do debate, cafés filosóficos, roda de
conversas etc. A intenção do projeto é apresentar para a comunidade externa a
produção do projeto tendo como fim: a reflexão sobre a realidade bem como a
divulgação do curso de Filosofia. O curso de Filosofia da UCDB, desde seu
nascimento, tem um público seleto e uma intenção, não na sua totalidade,
voltada para a formação do clero católico. Contudo, observando as mudanças dos
tempos e dos interesses, existe uma nova demanda para a Filosofia: muitos
profissionais liberais aposentados almejam, neste estágio de suas vidas,
continuar produzindo e ampliando seus conhecimentos. Nessa perspectiva, a
Filosofia aprece como uma oportunidade e uma alternativa de complementação de
conhecimento e de sentido de vida. Portanto, visando atrair esse público para o
nosso curso, o projeto Filosofia em Cena procura fazer dos debates uma forma de
captação dessa nova demanda, que segundo o coordenador de Filosofia, Wercy
Rodrigues, tende a crescer.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O projeto parte do pressuposto de que o cinema é comunicação. E, na
qualidade de comunicação, é um lugar de reflexão-análise-aprendizado. Sendo
assim, é necessário um saber que faça essa relação dialógica. É nesse sentido
que a Filosofia é convidada a oferecer suas contribuições para, não somente a
arte que é o cinema (filosofia da arte), mas para o veículo de comunicação
(filosofia da comunicação), sobretudo de conceitos e ideia. Várias são as
aproximações na história do pensamento humano entre Filosofia e Cinema. Entre
elas estão: a Teoria Crítica, sendo a mais antiga, e a perspectiva Logopática e
Pós-Estruturalista de Julio Cabrera e Gilles Deleuze respectivamente como as
mais recentes. Essas duas fontes, sobretudo, satisfazem a exigência inicial de
compreensão do cinema como reflexão-análise-aprendizagem.
Sobre a primeira, estão as reflexões da Escola de Frankfurt com seus
representantes como: Adorno, Horkheimer, Benjamin, etc., clássicos da Filosofia
que apresentam uma perspectiva crítica do cinema. Refletindo
histórico-dialeticamente sobre o fim da modernidade e o início do século XX, a
Escola de Frankfurt identifica, a partir do avanço da tecnociência, a
instrumentalização da razão na defesa de ideologias totalizantes, sobretudo no
âmbito político e cultural que pode ser conferida no texto Dialética do Esclarecimento. O consagrado conceito Indústria Cultural cunhado por esta
escola, portanto, permite uma primeira aproximação filosófica do cinema de modo
mais reflexivo evidenciando, com efeito, suas contradições, ideologias e
intencionalidades. O contato com esses autores tem sua relevância quando são identificados
os critérios que permitem emitir juízos racionais e com consistência sobre uma
produção filmatográfica indo além das meras especulações e intuições
espontâneas.
Contudo, a ácida análise frankfurtiana sobre o cinema não pode ser o
único enfoque. Esse deve, no entanto, ser o primeiro olhar sobre o cinema, i.
é, um olhar crítico e desconfiado dos reais interesses de uma produção fílmica.
Para avançar nas análises, depois da reflexão crítica, e construir a aprendizagem,
o projeto revisita os textos Cinema I
e Cinema II de Deleuze e O Cinema Pensa de Cabrera. Ambos trabalham com a ideia de imagem e do movimento como compreensão conceitual, i. é, é possível mediante a
imagem e o movimento extrair conceitos e imprimir mudanças no pensamento,
talvez até mais que nos conceitos “parados”. Deste modo, a análise, precedida
pela reflexão crítica, pode avançar se locomovendo da crítica à construção, ou
seja, ao aprendizado e à transformação. Esses dois movimentos: reflexão e
aprendizado são mediados pela análise que são os processos de interlocução
entre essas duas bases teóricas e as demais contribuições trazidas pelos
extensionistas.
O suporte cinematográfico para esse processo é bem vasto. Todavia, os
filmes escolhidos tanto para as atividades quanto para as discussões públicas
são extraídas das próprias sugestões dos teóricos, permitindo, por sua vez,
trazer conteúdos relevantes tanto para a formação dos extensionistas quanto
para a reflexão da realidade.
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